quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ESCALAS MAIORES

As 7 notas musicas DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ SI nessa següência é utilizada como base de formação da “Escala maior”. Vale relembrar que, quando a distância de uma nota for 1 tom(não esqueça cada nota e cada acidente, vale 1/2 “meio tom”) será utilizado a letra T para simplificar. Quando a distância for de apenas 1/2 tom (meio tom) será utilizado a letra S(semitom). Agora vamos pegar essa seqüência de notas e mostrar como vamos tirar a base de formação da escala maior.
A seqüência DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI, na hora de somar a distância entre uma nota e outra, os acidentes(“# “e “b”) entram na soma. Lembre-se: toda nota vale 1/2 tom(meio tom), e o intervalo vai somar a distância entre uma nota e outra!!! Vamos lá!!!!
Qual a distância entre  e ?
A distância é 1 tom. Escondemos o  porque ela é a primeira nota não entra na soma, contamos só da nota posterior, nesse caso é DÓ#. Então soma-se: DÓ# +  = 1 tom.
obs.: Quando a distância for 1 tom, use o “T(que significa: “Tom”) , dê preferência a falar “T“(tom).
Qual a distância entre RÉ MI?
A distância é T(1 tom). Esconde o  porque ela é a primeira nota da soma, contamos só da nota posterior, que é RÉ#. Então soma-se: RÉ# + MI = T (1 tom).
Qual a distância entre MI e ?
A distância é S( 1/2 tom, ou, meio tom). Entre MI e  não tem nenhum acidente(“#” ou “b”), ao esconder o MI para a soma, sobra apenas o  que vale S 1/2 tom (meio tom).
obs.: Quando a distância for 1/2 tom(meio tom), use o “S(significa: “semitom”) , dê preferência a falar “S“(semitom).
Qual a distância entre FÁ SOL?
A distância é “T(tom). Porque ao somar: FA# + SOL = “T(1 tom).
Qual a distância entre SOL e ?
A distância é T(tom). Porque ao somar: SOL# +  = “T(1 tom).
Qual a distância entre  e SI?
A distância é T(tom). Porque ao somar: LÁ# + SI = “T(1 tom).
Qual a distância entre SI e ?
A distância é S(semitom). Porque quando esconder o SI, sobra apenas o (cada nota musical vale meio tom, ou , semitom).
Obs.: Como você pôde perceber, ao chegar na ultima nota(SI), fizemos referência de distância com a nota , essa nota  fica sendo VIII grau(oitavo grau). o que muda é que o 1°  (I grau) terá o Som mais Grave que o 2° (VIII grau).
Esse é o jeito mais fácil para você saber com é formado e como formar a escala maior. Aprenda essa regra:
T T S T T T S
Lembre-se o I grau(primeiro grau) determina o nome da escala. E a escala vai determinar o TOM da música. Por exemplo essa escala que utilizamos, o tom dela é DO maior ou simplesmente escala de DÓ maior. Veja agora como essa regra T T S T T T S é utilizada em todas as notas naturais(DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI) para a formação de cada uma escala maior:
.: Escala de  maior :.
 Escala de  maior :.
.: Escala de MI maior :.
.: Escala de FÁ maior:
.: Escala de SOL maior :.
.: Escala de  maior :.
.: Escala de SI maior:.
Sugiro que você pegue um caderno comum e faça várias vezes todas as escala utilizando apenas a regra T T S T T T S, caso você tenha alguma dúvida, volte e analise as figura e faça um comparativo.

Escala maior

Em músicaescala maior é uma escala diatônica de sete notas em modo maior, um dos modos musicais utilizados atualmente na música tonal. A sequência de tons e semitons dessa escala obedece à seguinte ordem:
Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom
A partir da escala maior é que são formados os acordes maiores. A escala fundamental do modo maior é a escala de Dó maior, uma vez que a relação de intervalos desse modo pode ser obtida nesta escala sem a necessiade de nenhuma alteração de altura. Veja na figura abaixo as notas dessa escala e sua seqüencia de intervalos na sequëncia de intervalos:

mi
sol
si
V
V
V
V
V
V
V
tom
tom
semitom
tom
tom
tom
semitom

Para formar escalas maiores iniciadas por outra nota é necessário acrescentar alterações de altura a algumas notas, a fim de manter a mesma seqüencia de intervalos. Em uma escala de Sol maior, por exemplo, para seguir estes intervalos, as notas serão:
Sol - lá - si - dó - ré - mi - fá# - sol.
    T    T    ST   T    T    T    ST
A nota fá não pode ser utilizada nesta seqüência pois o intervalo entre mi e fá é de um semitom e entre fá e sol é de um tom. Para que a escala obedeça à ordem dos intervalos é preciso aumentar a nota fá em meio tom e torná-la um fá sustenido (fá#). Em outras escalas, para manter a relação de intervalos, é necessário reduzir a altura de algumas notas em meio tom (bemol). O ciclo das quintas define a ordem em que os sustenidos ou bemois são adicionados às escalas.
EscalaMaior.pngLista com todas as escalas maiores :

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