As 7 notas musicas DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI nessa següência é utilizada como base de formação da “Escala maior”. Vale relembrar que, quando a distância de uma nota for 1 tom(não esqueça cada nota e cada acidente, vale 1/2 “meio tom”) será utilizado a letra “T“ para simplificar. Quando a distância for de apenas 1/2 tom (meio tom) será utilizado a letra “S“(semitom). Agora vamos pegar essa seqüência de notas e mostrar como vamos tirar a base de formação da escala maior.
A seqüência DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI, na hora de somar a distância entre uma nota e outra, os acidentes(“# “e “b”) entram na soma. Lembre-se: toda nota vale 1/2 tom(meio tom), e o intervalo vai somar a distância entre uma nota e outra!!! Vamos lá!!!!
Qual a distância entre DÓ e RÉ?
A distância é 1 tom. Escondemos o DÓ porque ela é a primeira nota não entra na soma, contamos só da nota posterior, nesse caso é DÓ#. Então soma-se: DÓ# + RÉ = 1 tom.
obs.: Quando a distância for 1 tom, use o “T“(que significa: “Tom”) , dê preferência a falar “T“(tom).
Qual a distância entre RÉ e MI?
A distância é “T“(1 tom). Esconde o RÉ porque ela é a primeira nota da soma, contamos só da nota posterior, que é RÉ#. Então soma-se: RÉ# + MI = T (1 tom).
Qual a distância entre MI e FÁ?
A distância é “S“( 1/2 tom, ou, meio tom). Entre MI e FÁ não tem nenhum acidente(“#” ou “b”), ao esconder o MI para a soma, sobra apenas o FÁ que vale “S“ 1/2 tom (meio tom).
obs.: Quando a distância for 1/2 tom(meio tom), use o “S“(significa: “semitom”) , dê preferência a falar “S“(semitom).
Qual a distância entre FÁ e SOL?
A distância é “T“(tom). Porque ao somar: FA# + SOL = “T“(1 tom).
Qual a distância entre SOL e LÁ?
A distância é “T“(tom). Porque ao somar: SOL# + LÁ = “T“(1 tom).
Qual a distância entre LÁ e SI?
A distância é “T“(tom). Porque ao somar: LÁ# + SI = “T“(1 tom).
Qual a distância entre SI e DÓ?
A distância é “S“(semitom). Porque quando esconder o SI, sobra apenas o DÓ(cada nota musical vale meio tom, ou , semitom).
Obs.: Como você pôde perceber, ao chegar na ultima nota(SI), fizemos referência de distância com a nota DÓ, essa nota DÓ fica sendo VIII grau(oitavo grau). o que muda é que o 1° DÓ (I grau) terá o Som mais Grave que o 2° DÓ(VIII grau).
Esse é o jeito mais fácil para você saber com é formado e como formar a escala maior. Aprenda essa regra:
T T S T T T S
Lembre-se o I grau(primeiro grau) determina o nome da escala. E a escala vai determinar o TOM da música. Por exemplo essa escala que utilizamos, o tom dela é DO maior ou simplesmente escala de DÓ maior. Veja agora como essa regra T T S T T T S é utilizada em todas as notas naturais(DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI) para a formação de cada uma escala maior:
.: Escala de DÓ maior :.
.: Escala de SI maior:.
Sugiro que você pegue um caderno comum e faça várias vezes todas as escala utilizando apenas a regra T T S T T T S, caso você tenha alguma dúvida, volte e analise as figura e faça um comparativo.
Escala maior
Em música, escala maior é uma escala diatônica de sete notas em modo maior, um dos modos musicais utilizados atualmente na música tonal. A sequência de tons e semitons dessa escala obedece à seguinte ordem:
-
- Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom
A partir da escala maior é que são formados os acordes maiores. A escala fundamental do modo maior é a escala de Dó maior, uma vez que a relação de intervalos desse modo pode ser obtida nesta escala sem a necessiade de nenhuma alteração de altura. Veja na figura abaixo as notas dessa escala e sua seqüencia de intervalos na sequëncia de intervalos:
dó | ré | mi | fá | sol | lá | si | dó | |||||||
V | V | V | V | V | V | V | ||||||||
tom | tom | semitom | tom | tom | tom | semitom |
Para formar escalas maiores iniciadas por outra nota é necessário acrescentar alterações de altura a algumas notas, a fim de manter a mesma seqüencia de intervalos. Em uma escala de Sol maior, por exemplo, para seguir estes intervalos, as notas serão:
Sol - lá - si - dó - ré - mi - fá# - sol. T T ST T T T ST
A nota fá não pode ser utilizada nesta seqüência pois o intervalo entre mi e fá é de um semitom e entre fá e sol é de um tom. Para que a escala obedeça à ordem dos intervalos é preciso aumentar a nota fá em meio tom e torná-la um fá sustenido (fá#). Em outras escalas, para manter a relação de intervalos, é necessário reduzir a altura de algumas notas em meio tom (bemol). O ciclo das quintas define a ordem em que os sustenidos ou bemois são adicionados às escalas.
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