Jimmie Vaughan, que mais tarde se tornaria o guitarrista de uma banda de rhythm&blues em Austin chamada The Fabulous Thunderbirds, saiu de House na sua juventude para tentar a carreira na música, Stevie foi inspirado a fazer o mesmo. Ele abandonou a High school (2ºgrau) e se mudou para o Texas, onde se juntou a uma banda chamada Cobras, no ano de 1975. Dois anos mais tarde ele fundou uma banda chamada Triple Threat Revue com uma cantora de blues-rock de nome Lou Ann Barton, este grupo tocava blues e R&B nos bares e em todo o circuito de shows da periferia de Austin. Em 1978 A banda Triple Threat se passou a chamar Double Trouble, este nome foi dado em função de uma música De Otis Rush. Normalmente a banda consistia de um baixista, no caso Tommy Shannon que tocava com Johnny Winter no final da década de 60 e o baterista Chris Layton. Stevie passou a tocar guitarra e também cantar. Exceto pela adição esporádica do tecladista Reese Wynans em 1985, a banda se permaneceu constante até a morte de Stevie em 1990. O Double Trouble rapidamente se estabeleceu rapidamente como uma das melhores bandas do circuito de bares de Austin e quando o manager Chesley Milliken deu a Mick Jagger (Rolling Stones) uma fita de vídeo de uma das apresentações da Double Trouble, este ficou tão impressionado com o que viu que imediatamente contratou a banda para tocar em uma festa particular em New York no ano de 1982, Neste mesmo ano o produtor Jerry Wexler assistiu a uma performance do Double Trouble em Austin e impulsionado pela faiscante guitarra de SRV , ele conseguiu que o grupo tocasse no Festival de Montreux na Suíça. Isto ficou marcado porque foi a primeira vez que um grupo que sequer tinha gravado algum trabalho tinha tocado no prestigiado festival. Estavam no dia desta apresentação o supor star David Bowie e o artista folk-rock Jackson Browne . Igualmente impressionados, os dois músicos ofereceram trabalho a banda. David Bowie convidou Stevie a tocar em seu álbum Let's Dance ao passo que Jackson Browie cedeu gratuitamente o seu studio na Califórnia para a banda.Rapidamente depois disto o lendário caçador de talentos John Hammond convenceu a Epic Records a oferecer um contrato de gravação a Stevie e sua banda. Assim a banda gravou em menos de uma semana no studio de Jackson Browne o épico álbum Texas Flood, em 1983. Aclamado pela critica o álbum exibia uma um trabalho de guitarra magistral que fez por ressuscitar o blues em uma época em que
o mundo da música Pop estava apaixonado com o domínio do dance-rock tecno britânico!O álbum foi indicado para dois Grammys em 1984 è Melhor gravação de blues tradicional e è Melhor rock instrumental (com a música "Rude Mood"). Enquanto isto os leitores da tradicional revista Guitar Player apontavam Texas Flood como o melhor álbum de blues do ano e também Stevie como o melhor músico de blues em 1983 e 1984. (ele também ganharia este título em 1985, 1986, 1988 e 1989).
Seu segundo trabalho, em 1984, foi um outro aclamado álbum de nome Couldn`t stand the wheather, que contém um clássico de Jimmi Hendrix, "Voodoo Chile", ficando evidente a sua paixão pelo lendário guitarrista e a fúria de Hendrix nos dedos. O próximo álbum, em 1985, teria o nome de "Soul to Soul", um álbum no qual Stevie investiu um pouco no Jazz. A banda foi engrossada com os teclados de Reese Wynans.
Porém se tudo ia bem nos discos e no palco, o pior estava por vir. Stevie empurrou a si mesmo para o mundo das drogas e do álcool. O ápice aconteceu na Inglaterra em outubro de 1986; Stevie teve um colapso durante um show, colapso este em função do excesso de álcool e drogas. Stevie voltava então para os Estados Unidos onde se internou em um centro de desintoxicação em Marietta, Geórgia. Em 1989 Stevie lança o seu último álbum concebido em um studio de gravação, "In step". Esta foi, na minha opinião, a sua grande obra prima. Este álbum inclui uma música chamada "Wall of Denial", um doloroso relato autobiográfico da sua batalha contra o álcool e as drogas. Com o seu irmão Jimmie, Stevie grava em 1990 o álbum "Family Style" um trabalho que dava a entender que Stevie caminhava em uma nova direção musical e também uma possível parceira com o irmão em futuros projetos. Um pouquinha antes do lançamento deste álbum, Stevie se apresentou com Buddy Guy, Eric Clapton, Robert Cray e seu irmão em um concerto de blues em East Troy, Wisconsin. Ansioso para chegar em Chicago Stevie embarcou em um helicóptero imediatamente após o show., Devido a uma névoa muito densa o helicóptero caiu matando todos a bordo. Stevie tinha apenas 35 anos. O álbum "Family style foi lançado como homenagem póstuma, como também o álbum "The Sky Is Crying", uma coleção de músicas que não tinham sido gravadas anteriormente. Mais tarde foi lançado também o álbum ao vivo "In The Beginning", uma gravação ao vivo datada de 1980.
DISCOGRAFIA ESSENCIAL Texas Flood - 1983
Coundn`t Stand the Weather - 1984
Live at Carnegie Hall - 1984
Soul to Soul - 1985
Live Alive! - 1986
In Step - 1989
The Vaughan Brothers/Family Style - 1990
The Ski Is Crying - 1991
In the Beginning - 1992
Crossfire - a salute to Stevie Ray - 1996
Tribute -
Nenhum comentário:
Postar um comentário