terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Harmonia funcional

O que é exatamente a harmonia funcional??

Harmonia funcional nada mais é que o estudos dos acordes e as relações entre eles. Harmonia Funcional é a evolução da Harmonia Tradicional.
Algumas pessoas estão me questionando diariamente o “por que” de estudar harmonia funcional?
A Harmonia Funcional é uma ferramenta essencial para qualquer músico, já que possibilita harmonizar e rearmonizar as músicas! Serve como base para qualquer tipo de composição musical, arranjo ou improvisação. Além do aluno ficar capacitado a fazer analise harmônica e criação de progessões harmônicas. Que é muito importante para qualquer pessoa que está fazendo algum curso de violão, ou apenas querendo aprender a tocar violão por diversão. Use esse pequeno guia como complemento em suas aulas de violão!
Funções Harmônicas
Reforçando o conceito já expresso, um acorde possui desempenho particular em uma tonalidade conforme a posição em que se encontra no campo harmônico correspondente. A este “cargo”, dá-se o nome de função harmônica, que se divide em cinco possibilidades principais, explicadas a seguir.
Função Tônica
Possui caráter conclusivo, de repouso. Normalmente, é o mais freqüente utilizado na finalização de uma música. o Principal acorde é relativo ao primeiro grau do campo harmônico, mas que pode ser substituído pelos grau VI III.
Função Subdominante
Tem sentindo suspensivo, já que se encontra entre as funções Tõnica e Dominante. O acorde principal é o IV grau, que pode ser substituído pelo II Grau.
Função dominante
Apresenta caráter suspensivo instável e pede resolução na tônica. O acorde principal é o V grau, que pode ser substituído pelo VII grau.
Relativo Primário
Representada pelo acorde de VI grau do campo harmônico, também é chamada pela Tônica Relativa. Possui sentido estável e , por isto, pode substituir a harmonia da função tônica, embora tenha menos força de resolução.
Relativo Secundário
O principal acorde é relativo ao III Grau do campo harmônico maior. Também apresenta função de repouso e pode ser denominada de Tônica Anto-Relativa.
Cadências
As cadências são definidas como as relações conclusivas entre determinadas frases ou acordes, visando determinado momentos de tensão e repouso, de acordo com a sensação que se pretende imprimir ao trecho musical. Desta forma também é possível estabelecer qual tipo de fraseologia ou harmonia virá a seguir no arranjo em questão.
A princípio, para um músico que possui grande experiência ouvindo bandas ou trabalhos-solos, mas com pouco ou nenhum conhecimento sobre cadenciais, a audição de uma cadência perfeita pode parecer muito óbvia, uma vez que tais conceitos existem desde, por exemplo, os primórdios do blues e rock. Apesar de sua aparente simplicidade, tais aprendizados também servem como base para futuros estudos, que são importantíssimos para a ampliação do conhecimento musical, especialmente em gêneros de estrutura harmônica mais complexa, como o jazz e o erudito.?
Há cinco tipos mais importantes de cadências, que são classificadas como:
Perfeita
É a mais forte de todas. Resulta da combinação das funções Dominate (V) e Tônica (I). que também pode ser parecida pelos graus IV ou II (subdominante) – neste caso, recebe a denominação de cadência autêntica.
post21 Harmonia Funcional   Composição Musical Parte 02post11 Harmonia Funcional   Composição MusicalPlagal?
Deriva da combinação das funções subdominante e tônica. A exemplo da situação anterior, é classificada como cadência conclusiva.
Imperfeita
Envolvendo também as funções Dominante e Tônica, ocorre quando um ou ambos os acordes não estão na posição fundamental. Também existe como efeito da combinação VII-I.
Nestes casos, o enfraquecimento da cadencia é acentuado.
post12 Harmonia Funcional   Composição e Teoria Musical parte 03Meia Cadência
É estabelecida quando o descanso se dá no acorde que, supostamente, pertenceria ? função Dominante (V grau).?
Pode ser precedido por graus de diferentes funções harmônicas.
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foto17 Harmonia Funcional   Aulas de Violão
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Cadência Interrompida
Existe quando o dominante é seguido de qualquer grau, menos a Tônica. Está cadência não é conclusiva se divide em duas partes:
a) Diatônica: o dominante (v grau) prece qualquer grau diatônico;
b) Modulante: o dominante aparece antes de um acorde que encaminha para uma nova tonalidade passageira ou não.
foto22 Harmonia Funcional   Aulas de Violão
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Resolução
Na harmonia funcional, um dos movimentos mais importantes de acordes é a resolução, em que a tensão gerada pelos acordes dominantes é definida na função Tônica (ou, em alguns casos, em Subdominantes). Este fenômeno acontece em decorrência do aparecimento do trítono – intervalo de quinta diminuta entre a terça e a sétima – nas tétrades do grau V
Os dominantes são resolvidos em acordes maiores e menores, dependendo do centro tonal da música ou trecho analisado.
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Aulas de Violão
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Dominante Primário
Nesse tipo, o movimento é de quarta justa ascendente ou de quinta justa descendente, com resolução na Tônica. Normalmente, ocorre em finalizações de trechos ou músicas. Em alguns casos, pode funcionar como preparação para mudanças de tonalidade, ou seja, modulações
foto32 Harmonia Funcional   Aulas de Violão
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